A
Web 2.0 mostra-nos o que está a
acontecer aqui e agora. Sites, portais, aplicações web, interacção com as redes
sociais e blogosfera, animações, vídeo e produção de conteúdos.
As ferramentas Web 2.0 desenvolvem uma nova cultura de aprendizagem que
encoraja a criatividade e abre caminhos para a inovação e evolução.
As novas
tecnologias da informação implicam uma mudança drástica das nossas formas de
ensinar e aprender. O uso de textos, vídeos e sons pode revolucionar os
processos de ensino/aprendizagem.
A palavra
base deste tipo de ensino é "interactividade". Trata-se da mudança de
um ensino onde é limitado o papel do aluno na busca de informação e em que ele
tenta adaptar-se à informação existente para um ensino em que a informação se
adapta ao aluno, onde quer que este se encontre.
O Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas e (eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. Permite aos seus utilizadores criarem álbuns para armazenamento das suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo. Simplesmente espetacular!
O Del.icio.us é um serviço que permite organizar uma colecção de sites favoritos online, em que os links, organizados por tags (palavras-chave), permitem a criação de um grupo de favoritos. O Del.icio.us pode, em sala de aula, fomentar a colaboração entre amigos e outros colegas ao recolher e organizar bookmarks que são relevantes para todo o grupo. Por exemplo, um professor de Inglês pode criar uma conta para a sua turma em que, após a negociação com os alunos, se definem tags sobre um assunto, por exemplo, cultura inglesa. A partir daí, os alunos poderão visitar esses favoritos e aprender com eles, preparando, por exemplo, uma apresentação para a turma.
Teacher Tube, um clone do YouTube, com o objectivo de partilhar vídeos, mas dirigido a um público mais restrito, o público do ensino/educação.
Outro recurso interessante é o Classroom 2.0, uma plataforma de “social networking” destinada a todos os interessados no uso e potencialidades das ferramentas web 2.0 e de todas estas tecnologias colaborativas no espaço de aula. O Classroom 2.0 está alojado no Ning, local onde qualquer um de nós pode inicar uma plataforma do género, com os mais diversos fins. Seria interessante algo nesta temática, mas totalmente em português… o que acham?
O termo "Web 2.0"
foi criado pela empresa O'Reilly Media em 2004 e refere-se a uma segunda
geração de serviços na Internet com ênfase na colaboração e partilha de
informação.
A necessidade e desejo de expressar experiências e criatividade sempre existiu mas agora podemos compartilhar com mais pessoas. As ferramentas Web 2.0 dão-nos a possibilidade de criar e recriar conteúdos em espaços sociais e interativos. Potencia a aprendizagem personalizada e permite comunicar, socializar e interagir com os conteúdos publicados e os utilizadores, desenvolvendo uma comunidade que obtém e partilha informação de uma forma ativa.
Relativamente ao ensino, penso que o facto de podermos escrever online é estimulante tanto para os professores como para os alunos. Além disso, muitos alunos passam a ser muito mais empenhados e responsáveis pelas suas publicações (Richardson, 2006). O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à internet. Desta forma o professor não corre o risco de esquecer material imprescindível para a aula, porque a um clique pode aceder aos seus favoritos no Delicious, os seus textos, gráficos ou apresentações no Google Docs, às suas imagens no Flickr ou no Picasa, assim como aos seus vídeos no Youtube. Eis uma boa "tábua de salvação" para os mais distraídos!
O vídeo foi feito pelo Lidec ( Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária - http://www.lidec.futuro.usp.br) da Escola do Futuro da USP e produzido por Dani Matielo e Vivian Pereira.
O conceito de Web 2.0 é portanto uma forma de criação de conteúdos a partir de novos recursos e outros já existentes, mas como uma visão mais colaborativa. Blogues, Wikis, e diversos recursos podem ser usados para a construção de redes sociais, de troca de informações que gerem conhecimento no mundo virtual.
Como o próprio vídeo comenta, "não importa a forma mas sim o conteúdo", nem tanto a máquina mas sim o utilizador. Até pelo fato de que é o utilizador que dá sentido à máquina. Torna significante a produção individual ou coletiva que poderá servir de referência local e também mundial.
O futuro da educação, por exemplo a meu ver, passa pelo intercâmbio tecnológico, pedagógico e social. A Web 2.0 é um desses recursos.