sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Web 2.0
O termo "Web 2.0" foi criado pela empresa O'Reilly Media em 2004 e refere-se a uma segunda geração de serviços na Internet com ênfase na colaboração e partilha de informação.
A necessidade e desejo de expressar experiências e criatividade sempre existiu mas agora podemos compartilhar com mais pessoas. As ferramentas Web 2.0 dão-nos a possibilidade de criar e recriar conteúdos em espaços sociais e interativos. Potencia a aprendizagem personalizada e permite comunicar, socializar e interagir com os conteúdos publicados e os utilizadores, desenvolvendo uma comunidade que obtém e partilha informação de uma forma ativa.
Relativamente ao ensino, penso que o facto de podermos escrever online é estimulante tanto para os professores como para os alunos. Além disso, muitos alunos passam a ser muito mais empenhados e responsáveis pelas suas publicações (Richardson, 2006).
O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à internet. Desta forma o professor não corre o risco de esquecer material imprescindível para a aula, porque a um clique pode aceder aos seus favoritos no Delicious, os seus textos, gráficos ou apresentações no Google Docs, às suas imagens no Flickr ou no Picasa, assim como aos seus vídeos no Youtube. Eis uma boa "tábua de salvação" para os mais distraídos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário